Visitar fazendas de cacau em Ilhéus é viajar pela história. A Bahia foi o grande palco da saga da lavoura cacaueira, cuja ascensão e declínio virou pano de fundo para os livros de Jorge Amado e alcançou o mundo graças à sua escrita única.

Em Ilhéus, o passeio às fazendas de cacau é um roteiro obrigatório para quem quiser uma experiência diferente. Algumas estão de portas abertas para receber visitantes. A mais procurada e produtiva com centenas de anos é a Yrerê, que fica na estrada entre Ilhéus e Itabuna. A visita deve ser agendada e dura mais ou menos duas horas. É um roteiro tranquilo e divertido que vale para todas as idades.
O guia é sempre um dos trabalhadores da fazenda, que sabem tudo e passam todas as informações. Começa com uma caminhada pela trilha do saci até a plantação e uma clareira. É nesse ponto que acontece a abertura e prova dos frutos in natura. No cacau, o que se come é a membrana em volta do caroço, chamado de amêndoa. É uma polpa doce, com uma leve acidez. Uma delícia para doces, sucos e drinks.

Dali, segue-se para as barcaças, galpões com telhados móveis que existiam em todas as fazendas. É neles que as amêndoas secam ao sol e se transformam na matéria prima do chocolate. Para o tipo caseiro, basta triturar, colocar alguns ingredientes, como leite e açúcar, levar ao fogo mexendo muito e pronto!
O ponto final do passeio é na casa principal da fazenda, uma beleza de lugar, com móveis de madeira, muitas flores e uma decoração acolhedora. Lá, estará esperando por você uma mesa cheia de produtos preparados com o cacau para degustação. E tem uma lojinha para compras do que quiser levar para casa. Aproveite para um bate papo com os donos da fazenda, muito gentis e cheios de causos para contar. Quer conhecer outras fazendas? Siga pela Estrada do Chocolate.
Fazenda Yrerê Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), km 11 Tel. 73/3656-5054
Visitas de 2ª a sábado às 9h e 11h30 – agende pelo telefone ou no perfil @fazendayrere.
E você já sabe qual seu hotel em Ilhéus ? Reserve direto e obtenha o melhor preço na Pousada Pier do Pontal.