Estrada Parque Ilhéus – BA001

Estrada Parque Ilhéus – BA001

Crédito: Fabíola Paes Leme A Lagoa Encantada é um encanto!

Aproveitou tudo que Ilhéus tem a oferecer? Que tal dar uma esticada para Itacaré pela Estrada Parque Ilhéus, considerada a primeira rodovia ecológica do país? Com 67km, passa pelo Parque Estadual de Conduru e por duas Unidades de Conservação: Lagoa Encantada e Serra Grande. Quem tiver boas pernas, pode fazer trechos do percurso de bike porque a estrada tem ciclovia.

O passeio abre caminho para praias selvagens, cachoeiras, manguezais e mirantes com lindas paisagens. Saindo de Ilhéus, faça o trajeto com calma, atento às pequenas surpresas e oportunidades de boas fotos, como as passarelas suspensas e túneis para garantir a travessia segura dos animais da região – você pode registrar um mico-leão-da-cara-dourada ou um macaco- prego- do-peito- amarelo, por exemplo, que vivem nas áreas preservadas.

Um lugar que vale conhecer e que tem acesso pela Estrada é a Lagoa Encantada. A entrada para lá fica no km16.  Mas, atenção: para chegar na lagoa a estrada é de chão e nem sempre em boas condições, depende do tempo. Vale a pena fazer esse roteiro com agências de viagem, a não ser que você tenha um carro apropriado para trilhas. Lá, contrate um barquinho para navegar e chegar às cachoeiras.

 

Praias e mirante

Vista do Mirante da Serra Grande
Crédito: Otávio Nogueira from Fortaleza, BR, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons
Vista do Mirante da Serra Grande

A segunda parada pode ser na Cabana da Empada, há 30 km de Ilhéus. O cardápio é bem variado, mas foram as empadas que fizeram a fama do restaurante. Não deixe de experimentar uma, mesmo que para abrir o apetite. A partir de lá, fique atento para não perder os acessos para duas praias lindas e semi desertas, a Praia do Sargi e a Pé de Serra, ambas com areia branquinha, águas mornas e muitos coqueiros.

É por ali também que você deve fazer a parada para apreciar uma vista espetacular no Mirante de Serra Grande – tem indicação e estacionamento. Seguindo em frente, no Km44, seu ponto de almoço pode ser onde fica a Cachoeira do Tijuípe. É uma propriedade privada com um bom restaurante, além é claro, do delicioso banho nas águas geladas da cachoeira para tirar o sal do mar e da estrada, pois aí você já estará a menos de  30 km de Itacaré, outro paraíso com muitas aventuras para você fazer com calma.

Compartilhe esta publicação: