Estrada do Chocolate

Rota do Chocolate

Um dos principais roteiros turísticos de Ilhéus é uma experiência de viagem no tempo – visitar antigas fazendas de cacau que guardam a arquitetura, a cultura e a história da época de ouro da lavoura cacaueira na Bahia. A maior parte delas fica na chamada Estrada do Chocolate, a BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca.

Saindo de Ilhéus, o monumento em forma de barra de chocolate indica o início da rota. Antes de começar o percurso, pode fazer uma primeira parada na Chocolate Caseiros de Ilhéus, primeira fábrica de chocolates artesanais do Nordeste.

 

A centenária Fazenda Independência
Crédito: Divulgação/Ana Lee
A centenária Fazenda Independência

De lá, são 40 quilômetros e muita terra onde aprender sobre a lavoura de cacau. Será possível acompanhar a colheita manualdegustar o mel do cacau, caldo doce que escorre da polpa da fruta, conhecer as barcaças de secagem das amêndoas, acompanhar as etapas da produção do chocolate e, finalmente,  participar de degustações.

E, qual escolher? Indicamos aqui as mais preparadas para receber visitação, mas você pode também fazer seu próprio roteiro e ir entrando em outras. Com certeza, um bom bate papo e a hospitalidade baiana estarão esperando por você!

 

Detalhe da decoração na Irerê
Crédito: Fazenda Irerê
Detalhe da decoração na Irerê

Fazenda Provisão – O Rio Almada corta a fazenda deixando o cenário ainda mais bonito. A Provisão possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela  construída no início do século  XX,  a Casa Sede e seu anexo, construídos em estilo colonial nos meados dos anos 70, com o seu interior decorado com móveis e utensílios da época dos coronéis e as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento do cacau para visitação.

Fazenda Irerê – O roteiro de visita é feito por trabalhadores da fazenda, o que já rende muito aprendizado e experiências práticas. Ao final, o  passeio é pela casa da fazenda, uma beleza de lugar, com móveis de madeira, muitas flores e uma decoração acolhedora. Lá, estará esperando por você uma mesa cheia de produtos preparados com o cacau para degustação.

 

Sede da Fazenda Capela Velha
Crédito: Site Capela Velha
Sede da Fazenda Capela Velha

Fazenda Independência – Centenária, guarda a tradição do cultivo do cacau no sistema “cabruca”, no qual sua cultura está em sinergia com espécies nobres e raras, como o Jequitibá, Jacarandá, dentre outras. A visita inclui um maravilhoso brunch.

Fazenda Capela Velha – Abandonada por 20 anos, foi totalmente restaurada em sua riqueza arquitetônica e cultural. Cada ponto da fazenda oferece uma experiência marcante – o tour vai do viveiro de mudas à produção de chocolates reconhecidos pela qualidade e sabor diferenciado. Uma linda lojinha recebe quem quiser levar produtos para casa.

 

 

Cenário encantador na da Provisão
Crédito: Fazenda Provisão
Cenário encantador na da Provisão
Compartilhe esta publicação: